Envolvido num escândalo na empresa em que trabalhava, bem como num triângulo amoroso com a actual companheira e a ex-namorada, Alexandre Monteiro foi encontrado sem vida na sua casa. A polícia encarregou-se rapidamente da ocorrência, recolhendo testemunhos e identificado aqueles que tinham uma relação de maior proximidade com a vítima. Contudo, o agente responsável foi afastado do caso, ficando tudo agora nas mãos de uma equipa privada de detectives para descobrir o que aconteceu realmente a Alexandre Monteiro: acidente, suicídio ou homicídio?
Esta é a premissa deste O Caso de Alexandre Monteiro, o título de estreia da editora portuguesa One Crime Story. Assumindo o papel de detectives, cabe aos jogadores continuar o trabalho iniciado pelas autoridades, analisando as provas já recolhidas e, com engenho e dedução, decifrar as camadas de enigmas e de intrigas para chegar à verdade.
As mecânicas
Na prática, o jogo é simples na sua execução. Há vários tipos de pistas a analisar, como relatórios de autópsia e da cena de crime, e testemunhos dos conhecidos de Alexandre. Para além disto, há também registos de chamadas, reservas de restaurantes e anotações de GPS. Tudo elementos retratados em componentes de grande detalhe que facilmente nos transportam para a realidade da região de Vale Seco.
Contudo, a experiência de jogo não tarda a ganhar uma outra faceta quando nos apercebemos das várias camadas que a marcam. Todas as pistas têm um propósito e todas as pistas têm algo a esconder, pelo que é necessário um olhar atento e focado para garantir que nada escapa.
O elemento híbrido
O Caso de Alexandre Monteiro não se apresenta apenas como um jogo de mesa físico. Tem também uma série de elementos digitais. O destaque aqui vai para bot no Telegram, que está sempre disponível para ajudar os jogadores com qualquer dúvida; e também o website da One Crime Story. Aqui podem ser encontradas dicas para as várias pistas e as soluções das mesmas.
A experiência de jogo é desafiante, estando longe de ser algo como Murdered: Soul Suspect, em que mesmo a cometer os mais abismais erros de dedução, conseguimos levar a nossa investigação a bom porto.
Neste O Caso de Alexandre Monteiro, o mais pequeno detalhe conta, e uma interpretação errada irá ditar um abrupto fim do jogo.
Felizmente existem estes elementos digitais que estão ao alcance dos jogadores para os ajudar a desbloquear a qualquer momento. Sim, porque a última coisa que se quer é ter jogadores frustrados com a experiência de jogo.
O elemento criminológico
Como Criminólogo de formação, o que mais me cativou na premissa do jogo foi mesmo a narrativa e a inclusão de elementos típicos de um cenário de crime. Com isto posso dizer que este jogo vai ao encontro das expectativas, garantindo uma sensação de profissionalismo assim que nos dá a analisar interrogatórios judiciais e relatórios policiais.
Claro que há elementos ausentes do jogo, e na sua maioria são-no para garantir que os jogadores não se perdem na interpretação de termos científicos. Desta feita, cumpre o seu propósito em garantir que qualquer um consegue pegar nos componentes de jogo, interpretar a informação lá contida e jogar.
O veredicto
O Caso de Alexandre Monteiro é uma lufada de ar fresco na vertente dos jogos na categoria de murder-mystery. Garante uma experiência rica, imersiva e tensa (embora por vezes frustrante), independentemente do número de jogadores que aceitaram o desafio de descobrir o que aconteceu a Alexandre Monteiro.
Claro está que assim que se descobre o que aconteceu, o jogo vê o seu propósito concretizado, mas está longe de ser descartado. Perante isto, os jogadores podem tomar o jogo nas suas mãos e apresentá-lo a outras pessoas e ver de que outras formas é que interpretam as pistas fornecidas.
Em suma:
Prós
História real, palpável, cheia de intriga e mistério;
Componentes de jogo com grande qualidade e atenção ao detalhe;
Bom equilíbrio entre os elementos analógicos e digitais;
Elemento híbrido com forte componente de desbloqueio de dúvidas.
Contras
Pode não ser recomendável a jogadores com tendência a ficar frustrados;
Algumas das sugestões/soluções não são claras.
Podem adquirir o vosso exemplar de O Caso de Alexandre Monteiro através do site da One Crime Story.
Será que vão conseguir desvendar o mistério?
Comentários
Enviar um comentário